terça-feira, 20 de setembro de 2011

PARA MOTIVAR ENFIE UM PREGO

“PARA MOTIVAR, ENFIE UM PREGO!”

Caro leitor, fico lisonjeado como o convite para semanalmente escrever ao povo de Santa Rita do Passa Quatro sobre o Mercado de Trabalho e os novos profissionais que nele buscam o sucesso. Nessa coluna abordaremos dicas para desenvolvimento de carreira, especialmente para aqueles mais jovens que se integram ao mercado de trabalho nesse tempo altamente competitivo e dinâmico. Entrevistas de seleção, currículo, atitudes pessoais, marketing pessoal, networking, ética, comportamento em dinâmicas de grupo, táticas organizacionais dentre outros temas serão nosso foco.
Nesse primeiro momento quero abordar Motivação e Carreira como aliadas, uma carreira de sucesso só ocorre quando o profissional está motivado para superar obstáculos e conquistar etapas cada vez mais desafiadoras, novos objetivos que uma vez conquistados levam ao crescimento pessoal e profissional.
Assim sendo a seguir começo dando testemunho pessoal que pode servir como inspiração a todos aqueles que precisam e desejam obter sucesso.
Sempre gostei muito da terra, do campo, cuidar de plantas e animais, ver frutos surgirem de suas flores e produzir alimento, frutos e sementes, porém uma situação observada no campo me incomodava, algo inexplicável ocorria com algumas plantas, tinham folhas viçosas, flores e jamais vinham frutos. Certo dia ao conversar um agricultor tradicional fui surpreendido com um conselho para resolver essa situação:
- “Olha moço, se a árvore não dá fruto, o sinhô pega treis, quatro preguinhos e espeta, prega fundo no tronco dela, põe até o fundo e pêra uns treis méis, ela vai acordá e vai dá fruto – perimenta e ocê vai vê”
Fazendo isso após algum tempo a árvore veio a dar os tão esperados frutos, o que me levou a pesquisar porque isso havia ocorrido, encontrei a explicação quando conversei com um amigo, engenheiro agrônomo, que de tão simples a resposta também foi surpreendente, vejam:
“Quando colocamos os pregos na árvore, atacamos e ferimos, a partir daí a planta se sente ameaçada, sob risco do corte e da morte eminente, assim numa tentativa contra o tempo, como ultimo recurso de sua vida precisará se preocupar com a procriação, com a propagação da espécie. Começa então a reunir todas suas forças, que estão presentes mas adormecidas, para produzir frutos, conseqüentemente suas sementes – a garantia de sua perpetuação.”
O que essa história tem a ver com a Motivação? A afirmativa de que ninguém motiva ninguém - é verídica, um fato para o qual não há qualquer contestação. A experiência das plantas que necessitam pregos em seus troncos para frutificar me levou a meditar sobre isso. Se uma árvore tem tudo para se tornar produtiva porque isso não ocorria, o que falta?
Então percebi que a ameaça da morte eminente faz com que a planta ao buscar a sobrevivência da espécie, ativa sua genética, ativa a MOTIVAÇÃO para frutificar e perpetuar sua espécie.
Nós seres humanos muitas vezes ficamos à sombra de nós mesmos, aguardando não sei o que para não sei quando! Falta Motivação para ir em frente e transformar nossa vida, chegamos muitas vezes a depressão.
As vezes nos falta alguém para ESPETAR PREGOS, provocar nossa reação. O agente motivador (Enfiador de Pregos) é alguém que vem e cutuca, nos faz pensar, provoca nosso desejo de buscar novas metas, provoca a descoberta das “forças motivadoras” para ir em frente e vencer.
Enfiar pregos é uma arte, descobrir como devem ser cravados, pois ninguém é igual a ninguém. Você que lê este artigo, que está aí sentado, esperando por seus frutos que nunca serão produzidos? Precisa sair do marasmo e através do esforço pessoal buscar alternativas.
Enfim, para Motivar enfie Pregos, com ternura de modo a proporcionar condições de que a pessoa possa dar seus melhores frutos e sementes em prol da vida humana, se você está acomodado perceba que acabei de enfiar um prego, portanto vamos em frente, reação é a palavra de ordem.

“Um prego pode espetar, furar ou unir partes de um todo, ele pode ser o fator fundamental entre motivar pessoas ou apenas cutucar alguém e acabar não fazendo a diferença necessária para serem produzidos frutos – A escolha sempre é sua”.

Vitor Marques <> Gestor de Pessoas, Coaching, Consultor de RH e Palestrante OrganizacionaL

Sem comentários:

Enviar um comentário